Conheça a CPA

Conheça a CPA

Solução de pavimentação alternativa que previne inundações e torna o trânsito mais seguro

Desde meados do mês de janeiro, os moradores da Região Sudeste enfrentaram grandes problemas relacionados as fortes chuvas. Enchentes e deslizamentos constituem uma situação alarmante em nosso país, especialmente nos grandes centros urbanos. Sua causa está diretamente relacionada a acumulação de água das chuvas que não possuem uma maneira apropriada para o seu escoamento. Além de causas como falta de planejamento urbano e ocupações em regiões inadequadas, outro fator que contribui para o acúmulo de água que resulta em inundações e em fenômenos perigosos como a aquaplanagem, que colocam a vida das pessoas no trânsito em risco, é a impermeabilização do solo.


No Brasil, o método mais popular para se fazer a pavimentação do solo é por meio do revestimento asfáltico denominado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). É bastante utilizado porque age como um ligante, impermeabiliza e possui grande resistência e durabilidade. Mas uma desvantagem encontrada nesse tipo de pavimentação, é o fato de que esse método dificulta a penetração da água, principalmente em dias de fortes precipitações, em que as enxurradas aumentam, potencializando as enchentes.


Uma forma alternativa de pavimentação do solo que vem ganhando visibilidade no mercado, é a CPA (Camada Porosa de Atrito), essa mistura porosa foi criada para que ocorresse um efeito drenante na superfície, evitando assim o conhecido efeito spray que torna perigosa a circulação dos veículos. A CPA possui uma grande quantidade de vazios que possibilitam a infiltração das águas nos poros e logo após são encaminhadas para drenos laterais. A função principal da CPA é aumentar o atrito entre o pavimento e pneu, evitando assim possíveis acidentes nos trânsitos, principalmente em épocas de chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *